Leão vs hiena

Marco Silva  |  at  00:48  |  ,  |  6 comments

Introdução

Quando pensamos em hienas a primeira coisa que vem a nossa mente são as risadas (culpa dos desenhos animados) e aquela impressão de serem animais fracos e medíocres como vemos no filme Rei Leão. Porém isso é só na ficção, pois no mundo real elas são um dos maiores predadores da África. Caçam desde gazelas a elefantes, entrando em competição direta por alimento e gerando uma difícil disputa territorial com os grandes felinos já que as presas são as mesmas, e assim sendo então uma grande “pedra no sapato” para eles.
Elas podem muito bem caçar, tem um corpo musculado, boa mordida e ótima resistência. Porém uma prática muito comum entre as hienas é roubar o alimento de outros animais, e por viverem em grupos chamados clãs, se torna uma tarefa árdua para os felinos africanos (até para leões) defenderem o que conquistaram.
hiena
Hiena comendo carcaça


Hiena vs Guepardo

Primeiro imagine: Um guepardo avista uma gazela e parte para o ataque atingindo uma velocidade de até 110 km/h, e então dá a mordida fatal no pescoço. Depois disso ele está com dores musculares e tão exausto que não tem energia nem para começar a comer,e de repente aparece uma hiena,mesmo que seja só uma ele não tem condições de lutar e se tentasse estaria correndo grandes riscos porque uma mordida dela ( a mais forte de todos os carnívoros terrestres) traria sérias consequências podendo impossibilitá-lo de correr e isso significaria morte. Então, com um ato de sabedoria, ele abre mão da sua caça.
Agora,se tratando de uma mãe protegendo seus filhotes,a história é outra,sem chances para seus inimigos trombadinhas! As mães guepardo podem ser menores mas se o assunto é proteger suas crias,espantam várias intrusas de uma só vez.
Uma coligação de irmãos já conseguem se defender de hienas,como vemos na foto abaixo.


guepardo vs hiena

Veja o vídeo de uma mãe lutando contra três de uma só vez


Hiena vs Leopardo

Os leopardos caçam por emboscada, então não ficam tão exaustos depois de finalizarem suas vítimas, tendo assim condições de lutar. Uma hiena sozinha não dá conta de um leopardo em uma briga,e para complicar ainda mais a vida dessas ladras,na maioria das vezes eles comem em cima de árvores, justamente para evitar ataques desse tipo. Mas se um desses felinos estiver comendo no chão e um grupo de oportunista se aproximar,eles precisam achar a árvore mais próxima ou então usar toda a sua capacidade de luta (que não é pouca). E não é só na África que esses animais entram em conflito, também há disputas no continente asiático.

hiena vs leopardo
Hienas atacando leopardo


Hienas vs Leões – Eternos Inimigos

Talvez seja a maior das disputas em toda a savana, esses animais realmente se odeiam,é muito comum matarem filhotes uns dos outros só para “prevenir”. Um bando de leões não aceita que haja um clã de hienas em seu território então fazem ataques frequentes.Elas não deixam barato, e também juntam um grande número de indivíduos para atacar principalmente leoas e roubar suas presas, mas também podem atacar leões machos, tudo depende do número de indivíduos. Uma das estratégias é pular e morder o pescoço das leoas, causando ferimentos (acho que não são capazes de matar) e muitas vezes as felinas acabam cedendo a caça,o que também acontecem com leões.Então a disputa é equilibrada.
Ver também: Grandes felinos caçando: leão

Confira o vídeo de leões matando hienas:






6 comentários:

  1. Oi Marcos, existem hienas na Ásia também?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucas,
      As hienas existem sim na Ásia, desde a Turquia até a Índia. Porém só as hienas-listradas vivem nesse continente, elas são menores que as malhadas ( citadas no artigo acima) mas mesmo assim são bem ferozes e entram constantemente em confronto com os leopardos.

      Excluir
  2. Uma hiena contra uma leoa. Quem vence?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Narciso de Queiroz21 de outubro de 2013 02:46

      São necessárias 3 hienas para cada leoa em uma luta, porém dependendo da situação nem mesmo 10 são pareo para uma leoa orgulhosa, sobretudo se estiver defendendo sua cria. Já se for um leão macho, sobretudo dois machos adultos, manterão qualquer clã de hienas a distância.

      Excluir
    2. Naturalmente amigo, que uma leoa ganha frente uma hiena. hiena so tem vantagem em grupo, e nomerozas... Cada leoa val por 3 ou mais hienas, dependendo dos casos. E cada leao, val por cada 10 hienas, ou 2 leoes, por cada 20 hienas, ou 3 leoes por cada 30 hienas e assim sussecivamente. As hienas normalmente, respeitam muito mais os leoes que propriamente as leoas. ABRACO!

      Excluir
  3. Estou completamente de acordo com Narciso de Queiroz.

    ResponderExcluir

Novidades

© 2013 Grandes Felinos. WP Mythemeshop Converted by Bloggertheme9
Blogger Template. Powered by Blogger.