Leão caçando

Marco Silva  |  at  01:33  |  ,  |  4 comments

Leões caçando presas

Nós podemos dizer que cada grande felino se destaca em algum aspecto , no caso do guepardo é a velocidade ,o tigre pelo seu tamanho, a onça pela sua mordida e o leopardo pela inteligência. Mas e o leão?
Se tratando de estratégia de caça e vida social os leões se diferem de qualquer outro existente (seja grande, médio ou pequeno) porque estes felídeos vivem e caçam em bandos! O mais próximo que pode se encontrar disso no reino dos felinos são as coligações de guepardos feitas entre irmãos e onças que se juntam por um tempo para criarem seus filhotes, mas isso não significa viver em sociedade.

Estratégia de caça

Em um bando, as leoas têm a responsabilidade de caçar, essas felinas são responsáveis por 90% da comida obtida pelo grupo, os leões dificilmente ajudam, quando participam  chegam na hora da finalização da vítima e são os primeiros a comer.



leoes na savana
 Camuflada na savana
Quando um bando de leoas vê uma manada de presas em potencial (geralmente búfalos, gnus, ou zebras) elas analisam de longe e escolhem sua vítima. Tudo é comandado pela fêmea dominante, ela precisa ter uma sincronia perfeita com as outras leoas pois qualquer falta de atenção pode significar energia gasta sem retorno.
Camufladas no mato alto e dourado das savanas elas permanecem imperceptíveis até o momento que decidirem atacar, a dominate é responsável por tramar uma "armadilha" guiando sua vítima na direção das outras felinas que esperam pelo momento perfeito de entrar em ação, e nisso elas são especialistas.
Para finalizar suas presas elas aplicam a clássica mordida fatal na garganta que estrangula a vítima. Mas se isso não for o bastante, podem também morder o nariz e provocar um sufocamento.

Veja também : Leão vs Hiena

Vídeo 




Leões não dão muita importância para presas pequenas como gazelas, babuínos e javalis,esses animais seriam no máximo um lanchinho já que esse Big Cat come até 35 quilos de carne de uma só vez . Pelo motivo de viver em sociedade e precisar de muita carne para alimentar a todos, é mais lógico atacar em grupo para conseguir mais alimento (presas mais pesadas)  gastando menos energia, mas isso não quer dizer que não são capazes de abater um gnu, uma zebra ou um grande antílope sozinhos.


grandes felinos caçando
Bando de leoas atacando búfalo


Analisando as presas comuns.

Búfalos

Um búfalo africano adulto é extremamente agressivo, há evidências de búfalos enfrentando rinocerontes, hipopótamos e até chifrando elefantes. A tarefa de caçá-los não é nada fácil, um macho adulto é algo quase impensável, por isso os alvos mais comuns são: filhotes, fêmeas menores e  indivíduos doentes ou debilitados.
As batalhas são sangrentas, podem durar até horas, e não é incomum um felino sair machucado pois estão lutando contra um animal que pode pesar 900 kg! Mas se obterem sucesso, terão comida farta para seu bando. 
Para abater esses grandes animais é necessário um grupo de leoas e uma boa estratégia: enquanto uma pula nas costas para impedir que o búfalo corra, as outras tentam ir na direção da garganta para estrangulá-lo ou no nariz, mas nunca é tão fácil quanto parece 
grandes felinos caçando


Girafas

As girafas podem não ser tão agressivas quanto os búfalos mas isso não às torna presas mais fáceis, um coice de uma girafa pode decapitar qualquer predador que se aproximar.
Para ter sucesso, os leões precisam conduzi-la para uma área mais arborizada ( pois isso irá impossibilitá-la de correr),precisam estar em um bom número e principalmente acompanhados de um grande macho. Como no caso dos búfalos, é preferível atacar girafas jovens ou debilitadas.

leao caçando girafa

Zebras

Esses herbívoros são mais fáceis de serem abatidos, para isso é preciso a corrida de perseguição e o salto visando se aproximar da garganta para deferir a mordida fatal. Geralmente são caçados por grupos de leoas (o que torna a caçada mais fácil) mas também podem ser mortos por apenas uma. 
Porém a vida nas savanas é incrível e sempre temos surpresas, veja o vídeo de uma zebra afogando uma leoa e escapando do ataque.

                           


Gnus

Gnus são grandes antílopes muito numerosos na África, mas pouco podem fazer para se defender de um ataque.
A melhor opção então  é correr, mas diversas vezes são alcançados ou caem nas armadilhas  já descritas anteriormente. Um fato curioso é que esses animais costumam ficar perto de rinocerontes e elefantes para terem mais segurança,já que são alvo também de hienas,leopardos e guepardos.

4 comentários:

  1. Poxa cara,muito maneiro,o vídeo da leoa caçando a zebra e dando um mortal no ar é sensacional

    ResponderExcluir
  2. Eu também gostei muito do vídeo, mostra que elas são bem fortes e que botam pra quebrar nas savanas...
    Valeu

    ResponderExcluir
  3. O leão é demais!!! Caçador sensacional !! Mas eu prefiro o guepardo !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, já vi vários vídeos de deles caçando mas igual a você eu prefiro o guepardo, que consegue ter mais sucesso que os leões em suas caçadas mesmo caçando sozinhos.
      Obrigado pela participação no blog!
      Valeu!

      Excluir

Novidades

© 2013 Grandes Felinos. WP Mythemeshop Converted by Bloggertheme9
Blogger Template. Powered by Blogger.